Curso Online de Teoria Geral da Administração
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Curso Online de Teoria Geral da Administração

Os fundamentos da administração é indispensável ao sucesso profissional do administrador, empreendedor e gestor. O curso de Teoria Geral ...

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Os fundamentos da administração é indispensável ao sucesso profissional do administrador, empreendedor e gestor. O curso de Teoria Geral da Administração apresenta os pensamentos de Taylor e de Ford, Teoria Clássica, de Fayol, Escola de Relações Humanas, Abordagem Burocrática, influenciada por Max Weber e Abordagem Comportamental da Administração, entre outras teorias que embasam a administração.

Formação em Agronomia (UNICENTRO), pós-graduada em Pedagogia (UNICENTRO) e Educação Ambiental (UFPR). Experiência profissional como professora em diversas áreas de Ciências Agrárias; experiência em Educação à Distância; Tutora/Monitora; Palestras; Experiência em Cooperativa, Sindicato e Empresas Agrícolas. Experiência com cursos livres onlines desde 2012. Sou autodidata e busco incansavelmente o conhecimento das mais diversas áreas e uma frase que me define "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." (Paulo Freire)


- Grace Patricia Moura MourÃo

- JosÉ Gouveia Doria Filho

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Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

    Professora: Scheila de Fátima Scisloski

  • ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

    A administração estratégica é um processo que envolve todos os níveis de uma empresa para implementar os objetivos e as estratégias da organização a longo prazo.

    Envolve atividades de planejamento, organização, direção, coordenação e controle.

    É um processo amplo e sistêmico. As constantes mudanças no meio organizacional faz com que a empresa visualize essas alterações e adote um posicionamento estratégico.

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    O planejamento estratégico se tornou uma das mais importantes ferramentas para a gestão das empresas no mundo atual.

    É uma das principais funcionalidades da administração pelo qual o administrador e sua equipe escolhem o padrão para o direcionamento da empresa, execução das atividades e a liderança.

  • Esse planejamento é essencial para auxiliar na tomada da decisão e adiantando possíveis situações conflituosas e mudanças no mercado de atuação.

    A sorte pode ajudar muitas empresas, mas o que diferencia o sucesso de uma organização é antecipar os problemas e conflitos, ou seja, planejar.

    É necessário usar as ferramentas do planejamento de maneira consciente para que elas se encaixem na situação da empresa.

  • DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

    O diagnóstico estratégico é a primeira etapa durante o planejamento e por ele a empresa irá estabelecer parâmetros para direcionar sua estratégia.

    Esse diagnóstico mantém a empresa sempre informada sobre o ambiente em que está inserido e problemas que influenciam no seu desempenho.

    É esse diagnóstico que ajuda a empresa a se preparar para agir às possíveis mudanças em seu ambiente.

  • AMBIENTE GERAL E AMBIENTE DE NEGÓCIO

    As organizações privadas, estatais ou pertencentes ao terceiro setor estão interagindo com o meio ambiente.

    Para conseguir produzir, as empresas necessitam de recursos (trabalhadores, dinheiro e material), que são convertidos em bens e serviços para repassar ao consumidor no intuito de atender as necessidades dessas pessoas.

  • Justamente por isso é muito importante que elas mantenham uma relação harmoniosa com o ambiente externo.

    Dessa forma, o ambiente organizacional é dividido da seguinte forma: 
    Macroambiente
    Microambiente

  • Macroambiente

    Composto por situações que influenciam indiretamente a organização.

    Pode-se citar exemplos de taxas e índices como a inflação ou alguma medida governamental que influencie diretamente seu setor de atuação.

    Ou seja, o macroambiente contém diversos pontos que influenciam organizações distintas, mas essa influencia diferencia de indústria para indústria.

  • O ambiente geral afeta da mesma forma as empresas, mas possui aspectos que só atingem determinados setores econômicos.

    Aspectos do ambiente geral

    Aspectos Socioculturais: estilo de vida, idade e localização da população de interesse da empresa, cultura, escolhas, grau de analfabetismo;

    Aspectos Legais: taxas do setor, impostos, legislações;

  • Aspectos políticos/governamentais: políticas de incentivo, influências governamentais no setor, etc;

    Aspectos Econômicos: taxa de empregabilidade, índice de preços, inflação, juros, rendimento, câmbio;

    Aspectos Tecnológicos: crescimento da tecnologia e pesquisa e avanço da produção na área.

  • Microambiente

    O meio industrial possui organizações com produtos parecidos que disputam entre si.

    A área de atuação da empresa e a grandiosidade do mercado onde a empresa atua pode interferir nessa definição.

    A empresa deve analisar a situação em que está competindo.


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  • ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
  • DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
  • AMBIENTE GERAL E AMBIENTE DE NEGÓCIO
  • Macroambiente
  • Microambiente
  • ANÁLISE INTERNA E A CADEIA DE VALOR DA ORGANIZAÇÃO
  • ELABORANDO UM BENCHMARKING
  • DEFININDO AS DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS
  • MIX ESTRATÉGICO
  • EXECUTANDO UMA ESTRATÉGIA NA ORGANIZAÇÃO
  • PLANEJAMENTO TÁTICO
  • PLANEJAMENTO OPERACIONAL
  • CARACTERÍSTICAS (WEBER)
  • DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA (MERTON)
  • COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
  • COMPETÊNCIAS GERENCIAIS BÁSICAS
  • AS TRÊS DIMENSÕES DA COMPETÊNCIA
  • TIPOS DE COMPETÊNCIAS
  • MODELOS GERENCIAIS
  • O QUE É COMUNICAÇÃO?
  • CONCEITO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
  • OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
  • PROCESSOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
  • RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO
  • BARREIRAS À COMUNICAÇÃO
  • TIPOS DE COMUNICAÇÃO
  • OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
  • EFETIVIDADE, EFICÁCIA E EFICIÊNCIA
  • GERENCIAMENTO DE PROJETOS
  • OBJETIVO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
  • TIPOS DE GERENCIAMENTO
  • ESCRITÓRIO DE PROJETOS
  • GESTÃO DE QUALIDADE
  • EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE
  • GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
  • FERRAMENTAS DA QUALIDADE
  • BRAINSTORMING
  • TIPOS DE BRAINSTORMING
  • REGRAS DO BRAINSTOMING
  • COMO FAZER UM BRAINSTORMING
  • DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO/ESPINHA DE PEIXE
  • MODELO DE DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO
  • FLUXOGRAMA
  • SÍMBOLOS DO FLUXOGRAMA
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  • FOLHA DE VERIFICAÇÃO
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  • DIAGRAMA DE AFINIDADES (OU MÉTODO KJ)
  • DIAGRAMA DE INTER-RELACIONAMENTO
  • DIAGRAMA DA ÁRVORE (OU FLUXO DE SISTEMAS)
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  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIC