Curso Online de MARKETING ELEITORAL

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  • Marketing político

    Antes de entendermos o que é marketing político, é importante conhecermos o conceito de marketing. Ao contrário do que muitos pensam, marketing não é o trailer que você assiste na televisão, ou seja, ele não é propaganda, nem tão pouco publicidade.

  • Marketing é a ciência que estuda o comportamento dos agentes componentes do mercado, através de pesquisas, diagnósticos e prognósticos. Tudo isso visando o correto posicionamento de um produto ao seu consumidor em potencial.

  • No caso do marketing político, o objetivo é identificar os possíveis eleitores e projetar uma imagem positiva do candidato em questão. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Então, confira como o conceito pode te ajudar a vencer a eleição!

  • O marketing político se vale da essência da conceituação referida ao marketing, só que em outro contexto, o político-eleitoral.
    A definição brasileira consagrada e mais admitida é a do cientista político Rubens Figueiredo. Ele fala que “o marketing político é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivos adequar um(a) candidato(a) ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo, num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível e, em seguida, mostrando-o diferente de seus adversários, obviamente melhor do que eles”.

  • Em outras palavras é buscar entender os anseios e necessidades recorrentes do eleitorado em determinado momento e adequar o discurso do(a) candidato(a) para não fugir das preocupações da sociedade.
    Com esse perfil em mãos, toda a postura do político deve ser voltada a ele. O vocabulário, as roupas, as redes sociais, os eventos etc. devem ser compatíveis com o público.

  • Para que as estratégias deem certo, o primeiro passo é a realização de pesquisas. Será por meio delas que o candidato vai descobrir quais são os desejos, dificuldades e queixas dos seus potenciais eleitores. Feito isso, é preciso traçar o perfil do público-alvo.

  • Evolução do marketing político

    Apesar de parecer um conceito novo, o marketing político começou a dar os seus primeiros passos junto à evolução tecnológica mais precisamente após a invenção do rádio.
    Em 1925, o ditador italiano Benito Mussolini foi um dos primeiros a usar o aparelho para mobilizar a sociedade. Desde então, vários políticos divulgaram as suas ideias por meio do som, sendo que o carisma pessoal era uma das únicas armas que eles tinham.

  • Em 1952, contudo, o marketing teve uma virada radical. Nesse ano, o general norte-americano Dwight Eisenhower contratou uma agência publicitária para cuidar da sua campanha eleitoral.
    No Brasil, um dos pioneiros foi Prudente de Morais, que na década de 1980 já promovia algumas ações próprias do marketing. Naquela época, ele fazia comícios e viajava no lombo de burros para conquistar o voto da população. Além disso, o ex-presidente sempre levava consigo uma caderneta, com os endereços dos principais eleitores.


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