Curso Online de BATERIA COMPLETO

Curso Online de BATERIA COMPLETO

ESTE CURSO E DISTINADO A BATERISTAS INICIANTES OU QUE JA COMEÇARAM SEUS ESTUDOS! AQUI ENCONTRARAM CONTEUDOS MAIS COMPLETOS PARA O ESTUDO ...

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ESTE CURSO E DISTINADO A BATERISTAS INICIANTES OU QUE JA COMEÇARAM SEUS ESTUDOS! AQUI ENCONTRARAM CONTEUDOS MAIS COMPLETOS PARA O ESTUDO INTERMEDIARIO.

MUSICO PROFISSIONAL REGISTRADO NA ORDEN DOS MUSICOS DO BRASIL ,PROFESSOR DE CANTO: EM TECNICA VOCAL,CANTO CORAL E FISIOLOGIA DA VOZ. COMEÇOU SEUS ESTUDOS AOS 16 ANOS PELO C.S.L (SP) PROFESSOR DE MUSICA COM ESPECIALIDADE EM: BATERIA,BAIXO,VIOLAO,TECLADO , REGENCIA,TROMPETE. MAESTRO DE VOZ E PROFESSOR DE MUSICALIZAÇAO INFANTIL DA P.M.C. PROFESSOR DO PROGETO APRENDA MUSICA E PROFESSOR E LIDER DA ESCOLA DE MUSICA SANSBEL.



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Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • BATERIA COMPLETO PARA INTERMEDIARIOS

    bateria completo para intermediarios

    autor:valquimar belmonte

  • INDICE

    indice

    a bateria
    historia
    peças da bateria
    manuseios das baquetas
    aplicaçao pratica
    teoria basica
    ritmos
    notaçao musical
    figuras musicais
    compasso
    formula de compasso
    exercicios
    batidas
    como praticar
    exercicios ritmicos
    nomenclaturas
    dicas
    exercicios de viradas

  • A BATERIA

    a bateria

    é um instrumento de percussão, constituídos por várias peças
    (tambores e pratos) de timbres e tamanhos diferentes, tocados
    por uma só pessoa.
    a palavra "bateria" refere-se a um conjunto de instrumentos de
    percussão de uma orquestra (ou de uma escola de samba, por
    exemplo) tocados por várias pessoas. com base nisso, foi
    atribuído o mesmo nome ao conjunto de instrumento tocado por
    uma só pessoa, a bateria.

  • HISTORIA

    historia

    história
    inspirada nos tambores africanos, a bateria surgiu com a invenção do pedal de bumbo e do
    tripé de sustentação da caixa, pois com isso tornou-se possível agrupar várias peças em um único
    instrumento. isso foi nos estados unidos, em meados de 1900. naquela época, usava-se bumbo,
    caixa, ton-ton e prato. o chimbal só foi introduzido a bateria por volta de 1930.
    naquela época, a bateria tinha pouca posição de destaque, o máximo que podia fazer era
    marcar o tempo! essa concepção só foi mudada, graças a um baterista chamado gene krupa, que
    inovou a forma de se tocar bateria.

  • PEÇA DA BATERIA

    peça da bateria

    peças da bateria
    a bateria é um instrumento modular, podendo conter vários tambores e pratos, além de outros
    acessórios (agogô, carrilhão, etc). recomenda-se ao iniciante, uma bateria somente com as peças
    básicas. abaixo temos uma figura de uma bateria, com o respectivo nome de cada peça.

  • PEÇA DA BATERIA

    peça da bateria

  • a bateria é basicamente composta por pratos (ataque, chimbal e condução) e por tambores
    (caixa, ton 1, ton 2, surdo e bumbo).
    existem ainda outros tipos de pratos e tambores, mas geralmente se tratam de acessórios.
    as baquetas
    são aqueles dois "pauzinhos" que utilizamos para tocar bateria. elas
    são as principais ferramentas do baterista. quando tocamos, as baquetas
    são como se fosse nossas próprias mãos, ou seja, ela será uma
    continuação dos braços.
    existem vários tipos de baquetas, variando em seu tamanho, peso,
    espessura. cada tipo geralmente é indicado a um determinado estilo
    musical. mas os tipos de baquetas também podem ser escolhidos, levando
    em conta o gosto pessoal.
    os dois tipos de baquetas mais utilizados são os modelos 5a e 5b.
    as baquetas modelo 5a são as mais utilizadas, não são nem pesadas nem leves. são muitos
    indicados para iniciantes, e a estilos musicais não muito pesado (pop, rock, country, samba,
    reggae, etc).
    já o modelo 5b é um pouco mais pesado. são indicados para práticas de exercícios técnicos e a
    estilos de música um pouco mais pesada (hard-rock, heavy-metal, etc).
    as baquetas podem ter pontas de nylon ou ponta de madeira. as baquetas com ponta de nylon
    tem um som mais brilhante, agudo". já a baquetas com ponto de madeira tem um som mais
    "macio, aveludado", principalmente quando tocamos nos pratos. a escolha é uma questão de
    gosto, leva-se em conta também, o fato das baquetas com ponta de nylon durarem mais, além de
    conservar o instrumento.
    a propósito, se você ainda não tem um par de baquetas, já vá providenciando um, mesmo que
    ainda não tenha bateria

  • Manuseio das Baquetas

    manuseio das baquetas

    olá pessoal!!! e aí, já estão com as baquetas em mãos? ainda não??!! pois então vamos
    improvisar uma! sem essa de caneta, lápis, etc... peque um cabo de vassoura (infantil) e faça
    um par de baquetas com 40 cm de comprimento, e pronto! mãos a obra! (ou melhor, compre um
    par, não é tão caro assim, até em loja de cds você acha).
    já com as baquetas em mãos... nessa página vamos observar atentamente a forma correta de
    segurá-las e manuseá-las, utilizando a pegada moderna (onde ambas as mãos seguram a baqueta
    da mesma forma). vale a pena lembrar que existem outros tipos de pegada (como a pegada
    tradicional), mas não recomendo aos iniciantes, pois cada mão segura a baqueta de forma
    diferente, dificultando assim a assimilação

  • para melhor exemplificar, vamos dividir os dedos da mão em duas
    partes: uma delas é o que chamamos de “pinça” (dedo indicador e
    polegar), e a outra chamamos de “mola” (dedo médio, anular e
    mínimo).
    veja nas figuras 1 e 2, a forma correta de segurar a baqueta. note
    que o polegar e o indicador (pinça) estão na mesma altura,
    pressionando relaxadamente a baqueta, enquanto os outros dedos
    (mola) apóiam a baqueta como se fosse um único dedo.
    observe também que a baqueta não sai da mão, ela vai somente até
    a linha do pulso, e fica alinhada com o antebraço (como se fosse uma
    continuação dele). isso vale para ambas as mãos.

  • seguindo as instruções acima de “pinça e mola”, vamos
    incluir e observar agora, o posicionamento das mãos, dos
    braços e dos antebraços, na hora de executar os toques.
    veja as figuras 3 e 4. repare que as unhas polegares
    estão uma de frente para a outra (de lado), os braços estão
    relaxados e próximos ao corpo (não colados), os antebraços
    juntamente com as baquetas, formam um “triângulo” e
    miram o centro da caixa.
    além disso, é muito importante manter uma boa
    postura, e tomar cuidado com os “maus hábitos”, como
    apoiar a mão na perna, movimentar o corpo, etc.
    basicamente é isso pessoal...
    dica: observe outros bateristas tocando, vá a shows,
    assista ensaios, pergunte e tire dúvidas com quem já toca,
    ou seja, corra atrás!!!.

  • APLICAÇAO PRATICA

    aplicaçao pratica

    aplicação prática
    agora vamos tentar colocar em prática, o que vimos até aqui, executando alguns toques na
    “caixa da bateria, ou em uma borracha de estudo*”, visando desenvolver a coordenação entre as
    mãos, a qualidade, e a desenvoltura dos movimentos.
    antes de começar, não esqueça observar e de recordar alguns detalhes:
    • postura; deixe a “caixa” (ou qualquer outro objeto em que for tocar) um pouco abaixo da linha da
    cintura (veja a figura 3);
    • comece bem devagar, aumentando a velocidade aos poucos, na medida em que for
    dominando os exercícios.
    • posicionamento de pinça e mola;
    • braços relaxados e próximos ao corpo;
    • execute os toques movimentando somente o pulso;


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  • BATERIA COMPLETO PARA INTERMEDIARIOS
  • INDICE
  • A BATERIA
  • HISTORIA
  • PEÇA DA BATERIA
  • Manuseio das Baquetas
  • APLICAÇAO PRATICA
  • EXERCICIOS
  • Teoria Básica
  • RITMOS
  • NOTAÇÃO MUSICAL
  • FIGURAS MUSICAIS
  • COMPASSO
  • FÓRMULA DE COMPASSO
  • Vamos tentar colocar isso em prática
  • Pratique de preferência em um andamento lento. Vamos aos exercícios:
  • COMO PRATICAR?
  • Batidas 1
  • COMO PRATICAR
  • 2. Ao se sentir confortável com a condução do chimbal, acrescente mais um membro, o BUMBO. Veja como exemplo a 1ª batida, o bumbo será executado simultaneamente com as notas de chimbal nos tempos “1 e 3”.
  • 3. Após passar pelas duas etapas acima, toque a batida acrescentando o terceiro membro, a CAIXA. Pronto! Já está tocando a batida.
  • BATIDAS 1
  • Exercícios Rítmicos (colcheias)
  • VAMOS AOS EXERCÍCIOS
  • Vamos aos Exercícios
  • DICAS
  • PEÇAS DA BATERIA UTILIZADAS NAS VIRADAS
  • EXERCÍCIOS DE VIRADAS